A preferência pelo modelo de contratação nos últimos anos ampliou a parcela do serviço temporário da prefeitura de Joinville: atualmente, em torno de 25% dos servidores da administração municipal têm contratos de duração pré-determinada. Com o projeto do Executivo em análise na Câmara, com proposta de duração maior dos contratos e mais situações para justificar a contratação temporária, é possível que o número de temporários continue crescendo.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
O dado mais antigo do Portal da Transparência sobreo tema registra a prefeitura com 1.938 temporários em julho de 2020. Pela atualização até outubro deste ano, são 3.269, com 442 deles no Hospital São José. Como Joinville tem 12.792 contratados (efetivos, comissionados e temporários, sem incluir os 711 estagiários), a fatia dos temporários fica em torno de 25%.
A maior participação de temporários na administração municipal é consequência direta e evidente do modelo preferido de contratação na última década, os processos seletivos para temporários. O último concurso geral para efetivos foi realizado em 2014. Depois, houve concursos pontuais, para Guarda Municipal, na administração anterior; e para médicos da Saúde e para professores e auxiliares, no atual governo – há um concurso em andamento para a educação. Dessa forma, a maioria da reposição de servidores foi por meio de temporários.
O projeto com novas regras prevê mais situações para a contratação de temporários – migração e crise econômica que provoquem maior demanda de serviços públicos está entre os novos motivos – e ampliação do prazo máximo de contratos na saúde e educação, de dois para quatro anos. A proposta da prefeitura deve ser votada na próxima semana. O Sindicato dos Servidores de Joinville (Sinsej) é contrário o projeto e defende concurso público.
Continua depois da publicidade
Empréstimo para ponte em Joinville vai precisar de reforço de mais de R$ 100 milhões
Com mudança em valores, instituto volta a tentar a venda de dois imóveis em Joinville
Joinville poderá contar com a “Cidade do Samba”; saiba o local
Proposta para mudar regras para servidores temporários em Joinville motiva controvérsia
Novo edital para ponte em Joinville chega perto de R$ 330 milhões