A Celesc está preparando licitação para contratar a ampliação da fiscalização em postes em Joinville. A principal tarefa será verificar se os cabos estão regulares, isto é, com projeto cadastrado na companhia de energia elétrica. Os fios sem utilização também vão passar por vistoria. Há equipe própria para a tarefa, a contratação será para expandir a fiscalização. Mais adiante, o projeto piloto em andamento em Jaraguá do Sul, com parceria da Celesc com prefeitura e operadoras, deverá ser trazido para Joinville.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A fiscalização a ser contratada vai começar pela área central de Joinville, onde há maior presença de fiação. Depois, serão vistoriados outros locais. A cidade tem em torno de 40 mil postes utilizados para cabeamento de energia elétrica e pelas operadoras de telefonia e internet, entre outros serviços. Em caso de irregularidades, as empresas serão notificadas e multadas em Joinville.
Os fios sem uso em postes de Joinville são motivos de queixas pelos riscos de acidentes e pela poluição visual. A cidade conta com lei municipal desde 2017 sobre o tema, com previsão de penalidades, mas sem grandes resultados na reação da fiação excedentes. No mês passado, decreto alterou a regulamentação, com previsão de que a Celesc comunique à prefeitura sobre fios sem uso, com identificação das operadoras.
Figueiras serão mantidas em novo parque de Joinville, mas terão companhia
Continua depois da publicidade
Joinville busca mais dinheiro para ponte de quase R$ 300 milhões
Em nova polêmica sobre radares em Joinville, há pontos com mudança
Edital vai prever R$ 20 mi para primeira etapa de parque em Joinville, confira local
Nas últimas duas décadas, Joinville ganhou mais moradores do que capitais do PR e RS
Edital de iluminação “antecipa” proposta para nova rotatória em Joinville
Exportações de Joinville têm melhor resultado desde 2013; importação registra recorde