A reforma do Museu Nacional do Mar vai começar pela cobertura. A restauração da construção em São Francisco do Sul será contratada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, por meio de concorrência aberta nesta semana. A gestão do contrato será por meio da Fundação Catarinense de Cultura, responsável pelo museu. O valor do edital é de R$ 1,8 milhão. Os trabalhos de restauro terão de ser realizados em até um ano.
Continua depois da publicidade
> MP quer informações da prefeitura de Joinville sobre rio Cachoeira
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No edital, a cobertura do museu foi apontada como “fonte direta” de degradação do espaço, inclusive do acervo, por causa dos pontos de vazamento. Além disso, as madeiras apresentam focos de cupim. As estruturas serão substituídas. Na segunda etapa da restauração, ainda a ser contratada, serão reformado o restante da edificação.
Continua depois da publicidade
Entre julho e setembro, o Museu Nacional do Mar esteve interditado após liminar concedida ao Ministério Público. A cobrança do MP foi de regularização da edificação, com adoção de medidas de segurança por meio de plano preventivo contra incêndios. Na semana passada, a liminar foi derrubada após a Fundação Catarinense de Cultura apresentar laudo sobre as condições de segurança. O museu foi reaberto na última segunda-feira.
> Por que Adriano Silva foi citado no debate da Globo
> Em reviravolta, prefeitura de Joinville reassume prédio histórico e tem plano
> Joinville cria quase mil vagas em agosto e serviços mantêm liderança
> Joinville terá R$ 6,4 milhões para ônibus; repasse pode ajudar no subsídio
> Mudança em lei de hortas comunitárias tem veto em Joinville
> Decisiva para volta das obras, nova perícia será feita no Mathias, em Joinville