O lote ainda sem contrato para elaboração do projeto executivo é o mais complexo da proposta de nova estrada estadual, paralela à BR-101 e denominada de Via Mar pelo governo do Estado. Na quarta-feira, o governador Jorginho Mello autorizou o início dos projetos de quatro lotes, com traçado de 90 km entre Joinville e Itajaí. Os trabalhos, que terão dois anos para ficar prontos, haviam sido contratados no final de 2022.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O lote remanescente fica entre a SC-486 (Itajaí) e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. É o maior segmento, com quase 55 km dos 145 km do Corredor Litorâneo Norte. O custo estimado do projeto executivo é de R$ 27 milhões. O trecho entre Joinville e Itajaí foi escolhido pelo governo anterior para a contratação dos projetos por ser o mais movimentado.
Quais as propostas para Joinville na repactuação da BR-101
Além de ser o mais extenso, o lote remanescente é o único da Via Mar a prever túnel, além de dois viadutos e dez pontes. O túnel será duplo, com 1,2 km, na região de Itapema. O edital da concorrência desse trecho está em preparação. Os estudos ambientais em licitação terão abrangência nos quatro lotes de projetos já contratados. A rodovia será duplicada, com três faixas em cada sentido.
Continua depois da publicidade
Futura concessão do Mercado Público de Joinville terá consulta pública
Asfaltamento de estrada em estudo entre duas cidades de SC prevê nova ponte
SC autoriza projetos para rodovia bilionária paralela à BR-101; futura via ganha novo nome
Prefeitura de Joinville envia projeto de internação involuntária à Câmara; quais são as regras
Construção de ponte de quase 1 km em SC, em obras, terá custo acima de R$ 300 milhões
Quais bairros de Joinville têm mais de 100 prédios
DNIT contrata projetos de duplicação de 324 km em SC; mais do que o dobro em obras nas BRs 280 e 470