A articulação iniciada na semana passada, depois da pressão nas redes sociais e das queixas de entidades empresariais, se confirmou e o governo Udo recuou na Cosip, com envio à Câmara de Vereadores nos próximos dias de projeto para a retomada da cobrança da contribuição pela testada (área frontal do imóvel), em princípio com mesmas regras adotadas até o final de 2017. O Executivo vai retirar a proposta apresentada no primeiro semestre, de ampliação do número de faixas de cobrança, baseadas no consumo de energia. O prefeito Udo Döhler alegou que foi atendido ao pedido da base governista, que, por sua vez, atendeu aos pedidos da comunidade.
Continua depois da publicidade
A volta do antigo modelo só vai ocorrer 90 dias após o início da vigência da lei. Ou seja, a nova cobrança deve começar a ser efetuada a partir de fevereiro ou março. Para a Prefeitura, a receita da Cosip será menor com a volta da testada, mas suficiente para bancar a manutenção do sistema e pagamento da energia consumida pela iluminação pública. Mas o avanço da modernização (instalação de lâmpadas LED) será mais lento.
Para Udo, as melhorias na iluminação pública nos últimos anos têm contribuído para a redução da criminalidade. Para o prefeito, o modelo baseado no consumo de energia trouxe redução do custo para a população de baixa renda.
Conversa prévia
Antes da reunião da base com o prefeito, Natanael Jordão (PSDB) teve conversa a sós com Udo Döhler. Foi o momento buscar o entendimento após o vereador de ter votado a favor de projeto da oposição (Cosip) na semana passada. A oposição já estava se entusiasmando com a possibilidade de desembarque de Jordão da base, o que garantiria, em tese, a sétima assinatura da CPI das obras do rio Mathias.
Continua depois da publicidade
De volta
Na reunião desta segunda (7) de Udo Döhler com a base governista para acertar detalhes da mudança na Cosip, Natanael Jordão (PSDB) esteve presente, depois de não ter sido convidado para o encontro na semana passada pelos colegas vereadores.
Com a base
Reunião no final da manhã de Udo Döhler com a base governista confirmou a retomada da testada para a cobrança da Cosip. Presidente da Câmara de Joinville entre 2017 e 2018, o deputado estadual Fernando Krelling participou do encontro. O deputado disse querer acompanhar o desfecho do caso.