A redução nas internações hospitalares por causa do coronavírus está levando a Secretaria de Saúde de Joinville a iniciar a conversão de uma parcela dos leitos exclusivos para Covid-19. Ainda nesta semana, dez das 50 vagas do Hospital São José até então reservadas para pacientes com coronavírus deverão ser usadas para procedimentos em outras especialidades, como cirurgias em oncologia, por exemplo. Se a tendência de queda de demanda se mantiver, mais leitos vão deixar de ser exclusivos para o coronavírus – caso a pandemia volte a se agravar, as vagas voltam a ser somente para pacientes com coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Isolamento obrigatório de idosos em Joinville deve ser revisto em setembro
> Protocolo de volta às aulas em Joinville: estudantes terão medidas específicas
Até o início da semana passada, o Hospital São José aparecia com 50 vagas de UTI disponíveis para Covid-19. Ao final da semana, já eram 44, com 36 ocupadas. Agora, os leitos que deixaram de ser exclusivos para a pandemia vão começar a ser usados para atendimentos de outros pacientes. Dessa forma, ao final dessa primeira etapa de conversão, o hospital municipal terá 40 leitos para coronavírus e 30 para as demais situações, incluindo o atendimento de urgência e emergência – até então, eram 20, todas para atender urgências.
A diminuição dos leitos na rede pública em Joinville é inédita durante a pandemia. Até houve momentos de redução, mas foram pontuais e provocados pela falta momentânea de pessoal – não se tratou de uma estratégia definida pela secretaria municipal. Na sexta-feira, dia da divulgação do último boletim, Joinville contava com 146 pessoas internadas devido à Covid-19, sendo 92 em UTI e as demais em enfermarias. A soma inclui redes pública e privada. No dia 14 de agosto, eram 202 internados, no momento de maior demanda hospitalar em Joinville.
Continua depois da publicidade