O déficit da rede municipal da educação infantil em Joinville está em torno de 6,5 mil vagas. Mesmo que a oferta de matrículas na faixa de ensino tenha crescido nos últimos meses, ainda assim a insuficiência de vagas cresceu em comparação com o ano passado: o déficit era de 5,9 mil no início de 2021. Decisão judicial do ano passado,em ação do MP, determinou prazo de um ano (após trânsito em julgado) para a prefeitura de Joinville oferecer vagas, se solicitadas pelos pais, para todas as crianças até 5 anos. A Secretaria de Educação de Joinville busca acordo para o cumprimento da decisão.
Continua depois da publicidade
> Turno intermediário volta a ser utilizado em escola municipal de Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A lista de espera chegou a contar com 7.524 crianças na educação infantil em Joinville. O contingente na rede municipal ficou menor porque 1.024 crianças, desse grupo, tiveram oferta da vaga. Os dados foram repassados à Câmara por meio de pedido de informação feito pela vereadora Ana Lucia Martins (PT). Houve também a oferta de outras 427 matrículas, não aceitas.
A prefeitura de Joinville tem apontado uma maior procura pela rede municipal em 2022, um avanço de 46% em relação ao início do ano passado. Das 6,1 mil novas solicitações de vagas, 3,7 mil foram para a educação infantil. Nos últimos meses, segundo o município, foram abertas em torno de 2 mil vagas nas creches, incluindo a rede conveniada.
Continua depois da publicidade
A vinda de mais famílias de outras cidades para Joinville e a retomada do ensino 100% presencial têm sido apontadas pela prefeitura como principais motivos para aumento na demanda na rede municipal, inclusive no ensino fundamental. Para atender à demanda, em um exemplo, 14 turmas do ensino fundamental de escola do Paranaguamirim estão recebendo as aulas no turno intermediário, entre as 11h e 15h.
> Prefeitura de Joinville revisa empréstimo de 2014 e valor tem redução
> Sem data, novo concurso da prefeitura de Joinville será “dividido”
> Complexo de R$ 100 milhões em Joinville perto de iniciar a construção