Após mais de três anos sem renovação da frota, o transporte coletivo de Joinville está com 19 novos ônibus em circulação, com duas especificações. Os últimos veículos zero quilômetro entraram em operação em dezembro de 2019. Com a pandemia, que teve períodos de suspensão do transporte coletivo, não houve a compra de novos ônibus. O subsídio pago mensalmente pela prefeitura como compensação pelo déficit do transporte coletivo não inclui a renovação da frota.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os novos veículos são dez ônibus de 13,20 metros e nove de 15 metros. Os ônibus de 15 metros contam com mais um eixo dianteiro, especificação até então inédita no transporte coletivo regular de Joinville – os veículos que rodaram no ano passado estavam em testes. Até então, o eixo “extra” só tinha na parte traseira dos ônibus em circulação.

O segundo eixo dianteiro permite veículos com 15 metros, em vez dos 14 metros. Com isso, a capacidade passa de 98 para 108 passageiros. Além disso, os veículos têm melhor dirigibilidade, facilitando as manobras. Os novos veículos também contam com display na parte traseira, com mostrador do número da linha – o auxílio é para identificação em terminais, quando ônibus de mais de uma linha ocupam a mesma plataforma.

Quais foram os custos com o “prédio verde” em Joinville

Continua depois da publicidade

Mudança em lei de Joinville permite indústrias em mais regiões da cidade

Qual a próxima ponte da fila em Joinville a ser licitada

Por que duplicação em Joinville foi tão fatiada

“Vila alemã” está nos planos para futuro parque em Joinville

Sai edital para duplicar mais um trecho de acesso em Joinville

Em quais ações de saúde Joinville vai usar o repasse do Estado