Novamente mal avaliados, os pontos de ônibus de Joinville deverão fazer parte da futura licitação do transporte coletivo. A inclusão não estava prevista nos planos da prefeitura, mas passou a ser analisada após as críticas de passageiros em pesquisas conduzidas pela Fipe, a fundação contratada pelo município para a preparação da modelagem do novo sistema, a ser licitado até o início de 2024.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na pesquisa de 2015 sobre o transporte coletivo, os abrigos ficaram a segunda nota mais baixa entre uma série de critérios – somente o custo da passagem teve uma avaliação mais negativa. Na consulta aos usuários no ano passado, pela Fipe, mais uma vez houve demonstração de insatisfação com os abrigos: apenas o tempo de espera (intervalo entre a passagem dos ônibus de uma linha) teve índice mais alto.

Neste semestre, a prefeitura realizou sondagem de mercado para ouvir sugestões sobre eventual concessão dos abrigos de ônibus à iniciativa privada. O plano está sendo revisto e os pontos deverão ser incluídos na licitação, ficando a manutenção sob a responsabilidade da empresa que ficar com a concessão. Deverá ser aberta a possibilidade para a concessionária ter receita dos abrigos com publicidade. Serão apenas dois modelos, de vidro ou de metal. Outros detalhes estão em estudos.

Joinville tem 2,4 mil pontos de paradas de ônibus, sendo que 519 não há nenhum tipo de marcação. Em outros 494, a indicação conta com placas, mas não há nenhuma outra estrutura, seja de cobertura ou assentos. Os demais pontos de dividem em diferentes modelos: concreto, enxaimel, vidro, fibrocimento e metálicos.

Continua depois da publicidade

Adriano Silva se manifesta após decisão do TSE sobre Bolsonaro

Proposta na Câmara de Joinville quer declarar “Marcha para Jesus” como patrimônio cultural

Terraplanagem para primeiro prédio do Cidade das Águas avança em Joinville

Darci de Matos vai voltar à Câmara após nomeação de Jorginho

O que disse Adriano Silva sobre o resultado de Joinville no Censo 2022

TSE marca data de julgamento de ação sobre vereador de Joinville

Joinville tem nova pesquisa sobre quantos quilômetros falta para asfaltar