Uma nova etapa das desapropriações da duplicação da BR-280 foi iniciada nesta quarta-feira com mutirão de conciliação na Justiça Federal. São 21 processos referentes ao lote 1 das obras na rodovia, entre São Francisco do Sul e Araquari – mais processos estão em andamento ou ainda serão abertos, o mutirão é referente a uma parte dos imóveis a serem desapropriados. Conforme estimativa de 2019, em torno de 600 áreas precisam ser desapropriadas no trecho de 36 km entre o porto de São Francisco do Sul e o cruzamento com a BR-101.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O mutirão está sendo realizado pelo Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal de Joinville. Há mais audiências previstas para este mês. As desapropriações nos demais lotes da duplicação estão mais adiantadas, com mais processos concluídos, porque foram iniciadas pelo DNIT há mais tempo.
No lote 1, as desapropriações começaram neste ano – as obras nesse trecho começaram mais tarde, em 2018, na comparação com os demais segmentos em duplicação. Pelo menos 20 processos foram concluídos. Na principal frente de trabalho das obras no lote 1, o novo traçado de 9 km em São Francisco do Sul, as obras foram iniciadas porque houve a permissão dos donos dos imóveis – os imóveis também serão desapropriados. Até agora, 24% das obras de duplicação previstas para o lote 1 foram executadas.
Com “elevado” número de obras, prefeitura de Joinville cria grupo próprio para estudos ambientais
Contorno de São Francisco “reaparece” em orçamento, mas não há garantia de volta das obras
Continua depois da publicidade
Maioria das novas vagas de emprego em Joinville é ocupada por mulheres
O que vai avançar na BR-280 se vier emenda para a duplicação
Edital para organização social na saúde em Joinville vai levar mais tempo
Joinville aguarda R$ 26 mi para iniciar três obras, já licitadas, na zona Sul