Por causa da redução momentânea de leitos e o aumento no número de internados, a ocupação proporcional de leitos de UTI reservados para a covid-19 chegou pela primeira vez a 80% em Joinville. Em números absolutos, a cidade tinha 57 leitos das redes pública e privada em utilização na sexta-feira (não há atualização dos números nos sábados e domingos).
Continua depois da publicidade
No boletim divulgado nesta segunda-feira (6), já são 67 pacientes internados em UTIs. Se tivesse sido mantida a capacidade anterior, de 94 leitos, a ocupação seria de 71%. Mas como há dez leitos a menos, em “diminuição momentânea no Hospital Regional para ajustes na escala de profissionais”, conforme a prefeitura de Joinville, o índice de ocupação ficou em 80%.
> Patrulhas coronavírus reforçam fiscalização em Joinville nos fins de semana e à noite
A partir de 80% de ocupação em leitos de UTI, caso o índice persista por mais dias, Joinville deve adotar medidas ainda mais restritivas para enfrentar a pandemia de coronavírus. Mesmo com a volta dos dez leitos do Regional – o hospital mantém outras vagas para covid-19 – Joinville estará na faixa acima dos 70%, caso o número de pacientes não se altere nem seja ampliada a capacidade de atendimento hospitalar.
Neste momento, a Secretaria de Saúde de Joinville está tentando credenciar mais 30 leitos na rede privada. Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta segunda ampliou o custeio para mais dez leitos de UTI no Hospital Municipal São José. Mas essa medida não eleva o número atual de vagas porque os leitos já vinham sendo oferecidos.
Continua depois da publicidade
No grupo de 67 pessoas internadas em leitos de UTI reservados para o coronavírus em Joinville, 37 estão com diagnóstico confirmado e outras 20 aguardam o resultado dos exames. Há dez pessoas internadas com resultado negativo para covid-19.