A divulgação da proposta de concessão do Mercado Público de Joinville se junta ao Parque Porto Cachoeira e ao Moinho Joinville entre as iniciativas para a revitalização de região histórica, fundamental para a arrancada econômica de Joinville. Com menos de 500 metros de extensão, é um dos locais com maior peso histórico da cidade, ainda que distante da força da economia de outros tempos. E assim como os espaços se formaram entrelaçados no passado – moinho e mercado (edificação original) foram construídos no local há mais de um século por causa da proximidade com o porto do rio Cachoeira -, as ações de revitalização também caminham com conexões. O perfil também será outro, mais voltado para lazer e turismo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O Moinho Joinville, inaugurado em 1913 e com operações encerradas em 2013, teve fachada e cobertura restauradas pela Fiesc. A reforma do interior do prédio histórico será realizada após a definição de quais atividades serão realizadas no espaço. Até lá, o acesso ao Moinho permanece fechado – as aulas no complexo educacional construído em área vizinha começaram em fevereiro.

Propostas para a concessão do Mercado Municipal

A primeira etapa do Parque Porto Cachoeira será instalada entre o Mercado Público Municipal e o Moinho Joinville, na região do antigo cais do rio Cachoeira. A Fiesc vai levar conta o parque na definição sobre o acesso ao Moinho. A licitação em fase final prevê obras nas ruas Santos, Cais Conde D’Eu, Ricardo Stamm Gomes e na continuação da Urussanga. A etapa terá novos passeios, paisagismo, mobiliário urbano, iluminação pública e pavimentação. Mais adiante, será instalado cais flutuante.

Continua depois da publicidade

Imagens históricas da região do antigo porto

Os estudos sobre a modelagem para a concessão do Mercado Municipal de Joinville citam a integração com o parque Porto Cachoeira e o potencial de visitação. A sugestão é reforma do atual pavilhão, inaugurado em 1980 (em substituição de edificações anteriores) e construção de anexos. As regras propostas para a concessão vão passar por consulta pública a partir de quarta-feira. O edital de licitação para a nova gestão deve ser lançado em 2025.

Duplicação de quase 200 km em SC, com túnel de 2,5 km e 16 pontes, terá início de projetos

PR também tem planos para novas estradas no litoral, como SC

Em licitação, estação de R$ 120 milhões em Joinville deve iniciar obras em 2026

Estrada da Serra Dona Francisca aguarda investimentos em SC

Expansão de 4,5 mil hectares em Joinville já procura para conversão de áreas

Qual a proposta para a concessão do Mercado Público de Joinville; novas áreas estão previstas

Quais os nomes cotados se novos bairros forem criados em Joinville