Com ênfase nas desapropriações, o projeto da duplicação da avenida Santos Dumont será apresentado pela prefeitura de Joinville nesta segunda-feira. Além de detalhes da proposta, o prefeito Adriano Silva e secretários vão explicar como funcionam as novas regras de transferência do direito de construir (TDC), instrumento que foi reformulado justamente para tentar avançar as desapropriações em duplicações. A apresentação começa às 8h30, no Garten Shopping.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O governo Adriano Silva enfrenta a mesma dificuldade que impediu na década passada a duplicação no segmento da Santos Dumont entre a rótula com Dona Francisca/João Colin até as universidades/shopping: a falta de dinheiro para bancar as desapropriações no trecho de quase 2 km. A duplicação, realizada pelo governo do Estado, foi feita da região das universidades em diante, até o aeroporto. Há dois anos, a prefeitura recebeu a revisão do projeto, entregue por um grupo de empresários, e retomou as tratativas para desapropriar os imóveis.

Uma lei municipal foi alterada no ano passado para tornar o TDC mais atraente. Pelo mecanismo, o dono do imóvel que aceitar repassar a área para a prefeitura, recebe um certificado do potencial construtivo. O proprietário pode usar o instrumento para construir acima do permitido em outro local ou vendê-lo para empreendedores.

Em um exemplo, se uma construtora quiser fazer um prédio de 90 metros onde só podem 45, pode comprar o “extra” por meio da transferência do potencial – a outra maneira é pagar pela outorga diretamente da prefeitura. Ainda em dezembro, decreto ampliou a bonificação do potencial da Santos Dumont, uma forma de tentar deixar o mecanismo mais atraente (a Ottokar Doerffel também tem bonificação). Quem não concordar com a modalidade de transferência, será indenizado diretamente pela prefeitura, no modelo tradicional das desapropriações pelo poder público.

Continua depois da publicidade

Cobertura dos planos de saúde em Joinville alcança 250 mil pessoas

Estudo sobre futuro do hospital São José, em Joinville, será apresentado até abril

Joinville dá passo para ter organização social na gestão do Centreventos

Prefeitura de Joinville abre sondagem sobre concessão da Arena

Ponte vizinha da Arena Joinville mais perto de ser licitada

Projeto sobre vagas de garagens em Joinville quer alterar cálculo da altura