O avanço da frota de duas rodas em Joinville dobrou desde 2006 e alcançou a marca de mais de 80 mil motos neste ano, em expansão que se repetiu com os demais veículos. A cidade tem atualmente 80,6 mil motocicletas, motonetas e ciclomotores, conforme as estatísticas do Detran de Santa Catarina. Na última pesquisa de origem e destino realizada em Joinville, em 2020, apontou que 10% dos deslocamentos na cidade são realizadas por meio de motos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A maior parte da frota de duas rodas em Joinville é formada por motos, com 64,5 mil unidades. O número de motoneta mais do que dobrou desde 2006 e agora são 15,8 mil. Há ainda os ciclomotores. O avanço da frota de motos levou a prefeitura a instalar bolsões de parada em cinco cruzamentos, para espera de abertura de sinal. Na Câmara, há projetos com sugestão de liberação de corredores de ônibus para motos, proposta que não tem concordância da prefeitura.
Com o atual crescimento, a frota geral de veículos em Joinville vai chegar à marca de 500 mil veículos em até dois anos. A frota está com mais de 474 mil unidades, a maioria automóveis, e deve fechar o ano próximo de 480 mil. Pelo avanço, o patamar de meio milhão de carros, motos, caminhões, ônibus e demais veículos motorizados será atingido em 2026.
Preparação para duas concessões em Joinville entra em nova etapa
Continua depois da publicidade
O que a prefeitura de Joinville respondeu ao MP sobre a licitação dos ônibus
Quais pontos da BR-101 em Joinville estão mapeados para construção de passarelas
Porto de SC fará parte de estudo sobre impactos do clima
Rodovia no Norte de SC terá mais viadutos e ponte em trecho de 10 km
Quais bairros de Joinville têm mais lotes baldios
Qual a fatia do Centro em estabelecimentos de comércio e serviços em Joinville