Com a construção de elevado fora dos planos, o projeto de duplicação de um dos principais acessos de Joinville deverá receber uma rotatória. A implantação de elevado de pequeno porte ou de trincheiras (passagem subterrânea) chegou a ser examinada para o cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e Otto Parucker (continuação da Marquês de Olinda), mas a opção foi pela rotatória, em fase de elaboração do projeto. No mês passado, a prefeitura já havia informado à Câmara que o elevado estava descartado. Agora, em resposta a outro pedido de informação, citou a solução prevista.

Continua depois da publicidade

> Acesso a bairro no Norte de Joinville deverá contar com segunda rotatória

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Desde a abertura do Marquês de Olinda, ainda nos anos 2000, o cruzamento com a Ottokar Doerffel é apontado como local para um elevado. No entanto, por falta de recursos e pela conclusão de que o gargalo no trânsito seria apenas transferido para outro local, a obra nunca saiu. A discussão foi retomada no ano passado porque o governo Adriano Silva quer duplicar a Ottokar Doerffel.

A opção pela rotatória, conforme respondeu a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, foi porque se trata de “solução viária menos impactante visualmente e urbanisticamente para esta área central da cidade, atendendo os quesitos de carregamento do tráfego, da fluidez, da segurança viária e do urbanismo humanista”.

Continua depois da publicidade

A rotatória da Ottokar com a continuação da Marquês está prevista para a segunda etapa da duplicação da via. A primeira fase será de ampliação do trecho entre as ruas Rio Grande do Sul e Porto União, com 300 metros. O projeto foi concluído e o edital das obras está em preparação. A outra etapa será entre a Porto União e a BR-101, com projeto em andamento.

> Só “desculpas” de sempre não explicam resultado da eleição para deputado em Joinville

> Votação de Moisés em Joinville fica abaixo da média entre maiores cidades

> Concessão de casa enxaimel em Joinville não atrai interessados

> Projetos de duas duplicações em Joinville ficam prontos em dezembro

> Quantos cães e gatos têm em Joinville; prefeitura tem estimativa