O concurso público a ser aberto pela prefeitura de Joinville para a contratação de médicos vai oferecer 30 vagas, mas mais profissionais poderão ser chamados. A previsão do município é concluir a disputa em até 50 dias, com os aprovados começando a trabalhar em fevereiro. Já há instituto escolhido para a realização do concurso, com vagas para o programa Estratégia Saúde da Família.

Continua depois da publicidade

> SC tem 10 regiões em risco moderado para a Covid-19; veja quais

​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nas unidades básicas de saúde da família (UBSF), onde os aprovados serão lotados, há um déficit de pelo menos 42 médicos. A demanda, com oscilações no número, vem se mantendo nos últimos anos, mesmo com a realização de uma série de processos seletivos. No entanto, as contratações nessa modalidade eram para temporários.

A decisão pelo concurso para servidores efetivos foi tomada como forma de aumentar o interesse dos profissionais em trabalhar na prefeitura de Joinville, inclusive médicos de outras cidades. O último concurso municipal no qual foram oferecidas vagas para médicos, para efetivos, foi realizado em 2014. Desde então, a admissão ocorreu apenas para temporários, mesma situação verificada em outras categorias. No início de 2022, será lançado novo concurso público, para diferentes áreas – o concurso para médicos foi antecipado devido à demanda.

Continua depois da publicidade

> Por que o subsídio para os ônibus em Joinville foi zerado

> Edital para projeto de reforma da Cidadela de Joinville é reaberto

> Prefeitura de Joinville envia projeto à Câmara para “atender” futura oferta de 5G

> Aumento do IPTU em Joinville motiva embate na Câmara de Vereadores