Ainda que a implantação de uma nova rodovia seja a principal e mais importante opção para desafogar a BR-101, a ampliação de uma estrada estadual, a SC-108, pode ser a saída mais próxima para a criação de um corredor paralelo com maior capacidade de tráfego. A ideia não é nova: em 2018, dentro do grupo de trabalho BR-101 do Futuro, a Fiesc já defendeu a proposta de mais investimentos na via entre Joinville e Praia Grande, com quase 500 km de extensão. Na agenda de infraestrutura para 2024, a entidade empresarial incluiu o trecho da SC-108 entre Joinville e Guaramirim (Rodovia do Arroz) entre as vias prioritárias para inclusão no programa Estrada Boa para duplicação.
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A SC-108 faz a ligação entre rodovias federais. O traçado em Joinville inicia na BR-101, com percurso até BR-280, em Guaramirim. A estrada estadual passa por Massaranduba até chegar a Blumenau, na BR-470. Na continuação, a rodovia tem traçado até o Sul do Estado, cruzando também as BR 282 e 285. No Norte, na região de Joinville, o único trecho em obras é a ligação entre Guaramirim e Massaranduba, com 15 quilômetros de extensão.
Na administração estadual anterior, houve a licitação para a duplicação de todo o segmento entre as duas cidades. No entanto, o projeto foi revisto no atual governo e a ampliação será de trecho de 3,8 km, em Guaramirim, com revitalização do restante. Se houver futuramente houver a duplicação completa da SC-108 entre Joinville e Blumenau, em segmento de 80 km, está reforçado um corredor paralelo à BR-280 na região Norte.
O modelo proposto pela Fiesc no final da década passada previa concessão à iniciativa privada, principalmente no trecho entre Joinville e Blumenau. O estudo apontou a ampliação da SC-108 como incentivo ao desenvolvimento das cidades no entorno, além do trânsito alternativo à BR-101. A SC-108 também tem pelo menos 20 vias de ligações com a rodovia federal – o que facilitaria o acesso à estrada estadual.
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Nova estrada
No entanto, a movimentação de veículos cresceu de forma expressiva nos últimos anos e a principal defesa atualmente é de uma nova estrada. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, vê na ampliação da SC-108 uma obra importante, mas que terá impactos mais “emergenciais”: para o dirigente da entidade empresarial, somente a nova rodovia litorânea atende adequadamente a demanda de Santa Catarina. A referência é a estrada entre Joinville e contorno de Florianópolis, em fase de projetos executivos. O traçado pretendido é totalmente novo.
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