Tema em discussão há quase uma década, após dois acidentes em sequência em 2015, o trânsito de cargas perigosas na Serra Dona Francisca voltará à pauta após o acidente na manhã desta segunda-feira em Joinville – o vazamento de produto químico levou à interdição da SC-418 e à suspensão, por prevenção, da captação de água na estação de tratamento do Cubatão. A estação, próxima da estrada estadual, volta a operar quando testes de amostras de água comprovarem que não há riscos.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

“Esse é o momento de aprovar a restrição às cargas perigosas”, diz o deputado federal Darci de Matos (PSD). “Não faltaram alertas, foi sempre o alerta que fiz”, alegou o ex-vereador Fabio Dalonso. Os dois foram autores de projetos com limitações à passagem de cargas perigosas pela rodovia. Uma das propostas, de Dalonso, de proibição de trânsito à noite, foi transformada em lei municipal. O deputado Fernando Krelling (MDB) alega que o tema deve ser retomado. “É uma situação que já deveria estar resolvida”. Também deputado estadual com base em Joinville, Matheus Cadorin (Novo) defende a volta da discussão sobre a SC-418. O deputado Maurício Peixer (PL) vai desengavetar projeto na Assembleia com proposta para restrição ao tráfego de cargas perigosas.

A discussão sobre o tráfego de cargas perigosas na Serra Dona Francisca ganhou mais intensidade a partir de 2015, quando ocorreram acidentes na rodovia. Os vazamentos atingiram cursos d´água, mas os produtos foram contidos, sem impacto na captação da estação do Cubatão. Ainda naquele ano, o então deputado estadual Darci apresentou projeto com proibição de cargas perigosas no trecho entre Campo Alegre e Joinville – a matéria foi arquivada após resistências.

Na Câmara de Vereadores, também houve mobilização pela proibição, com apoio de vários vereadores. A então Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), atual Secretaria de Meio Ambiente, passou a defender a restrição às cargas perigosas, também há quase uma década. Com o novo vazamento, a questão vai voltar.

Continua depois da publicidade

Ministério analisa pedido de repactuação de concessão da BR-101 Norte em SC

Em ofício entregue a Alckmin, Fiesc cita novo porto previsto para São Francisco do Sul

Bilionário, plano de Joinville de 2011 teve execução de uma das 20 macrodrenagens

Estudo sobre concessão na travessia da Vigorelli ficou pronto em 2023

Ação do MP cobra que Joinville atenda mais animais além de cães e gatos

Acordo em obra de ferrovia tem repasse para construção em Joinville

“Rua decorada” de bairro planejado em Joinville terá parque