A coleta seletiva oficial em Joinville continua apresentando queda neste ano. A atualização feita nesta semana, feita pela prefeitura com dados até o final de outubro, mostra uma média mensal de 626 toneladas de materiais recicláveis recolhidos pela concessionária do serviço de limpeza urbana. No ano passado, a média mensal final ficou em 895 toneladas por mês – se for feito o recorte até outubro, a média cai para 884 toneladas/mês. Uma redução de quase 30%, sensivelmente superior aos 28% apurados até julho.
Continua depois da publicidade
> Ação contra aumento do IPTU de Joinville é arquivada
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em outro modelo de comparação, a parcela da seletiva na coleta de resíduos em Joinville caiu de 7,2% para 5,1%. Assim, a redução ocorre em números absolutos e proporcionais. No acumulado da coleta convencional e seletiva em Joinville, a quantidade recolhida pela concessionária neste ano foi de 112 mil toneladas, praticamente a mesma registrada no mesmo período do ano passado.
A redução na quantidade de recicláveis não está necessariamente que a população está reduzindo a separação do lixo: a coleta oficial está enfrentando maior “concorrência” da coleta não oficial, principalmente por meio de veículos que fazem o recolhimento antes dos caminhões da concessionária.
Continua depois da publicidade
Na última discussão na Câmara de Vereadores sobre a escassez de materiais para os galpões credenciados pela reciclagem, foi abordada a necessidade de mudança na lei sobre o setor e mais campanhas sobre reciclagem.
> Joinville quer repasse do governo do Estado para mais duas obras
> Em 2011, galeria antiga do Mathias teve queda em outro local de Joinville
> Após acidente em Joinville, o que o TCE quer saber da prefeitura