O primeiro balanço de 2019 sobre planos de saúde mostra queda em Joinville, com redução de mais de 20 mil pessoas entre os segurados. Conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados nesta segunda-feira (06), a cidade tem 196 mil pessoas com cobertura dos planos, em estatística atualizada até março. No final do ano passado, eram 216,8 mil contemplados. Os levantamentos são divulgados a cada três meses. 

Continua depois da publicidade

Os dados surpreendem porque a expansão dos planos costuma acompanhar o desempenho do mercado formal de trabalho e, em 2019, Joinville criou 5,5 mil vagas. Hoje, 82% dos planos na cidade foram contratados por empresas. Mas há um registro estatístico a ser feito que mostra a possibilidade de recuperação rápida. Em março de 2016, também houve uma queda acentuada na cobertura de Joinville, com diminuição de quase 23 mil pessoas com plano de saúde na cidade, mas já em junho, mês do balanço seguinte, 20 mil estavam de volta. 

Revisão do plano

Em discussão na segunda-feira (06) na Câmara de Joinville sobre a revisão do Plano Diretor, Rodrigo Fachini (MDB) fez questão de lembrar que o projeto foi enviado com atraso pela Prefeitura. A observação foi feita para assegurar que o tema terá debate com a comunidade: não será pelo atraso do Executivo que os vereadores vão apressar a tramitação. 

Nesse debate sobre o Plano Diretor, houve manifestação de vereadores a favor de contratação de mais funcionários para a área técnica do Legislativo – o número de profissionais seria insuficiente em relação à demanda (são mais de 500 projetos em análise). Uma das sugestões foi a contratação temporária de assessores técnicos ou realização de concurso, também para a área jurídica. 

Em silêncio

Como nesta segunda-feira (06) o tempo do MDB era de Richard Harrison e Roque Mattei, Rodrigo Fachini deve se pronunciar somente na terça (07). Aliados do vereador foram exonerados da Prefeitura e da Câmara após a ida dele para a oposição.

Continua depois da publicidade

Contato

Jaksson Zanco / Divulgação
Udo Döhler e Coronel Armando se encontram para tratar da revitalização do complexo esportivo da Univille. (Foto: Jaksson Zanco / Divulgação)

Na visita a Brasília, antes da visita aos ministérios, Udo Döhler esteve no gabinete do Coronel Armando (PSL) para tratar da revitalização do complexo esportivo da Univille e a construção de centro de iniciação esportiva. O encontro também foi para mostrar como a relação entre eles anda próxima. O deputado federal acompanhou as agendas do prefeito, junto com Paulo Bauer e o secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva (foto).

Dois aceleradores

No encontro com o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Udo Döhler reforçou o pedido de instalação de dois novos aceleradores lineares no Hospital Municipal São José. Se os aparelhos usados no tratamento do câncer forem autorizados e instalados em Joinville, o hospital pretende desativar o acelerador em operação desde 2011 e o equipamento da bomba de cobalto. O ministério deve responder ao pedido na próxima semana.

Coleta dos recicláveis

Em discussão recorrente, já realizada em vários momentos e ainda distante de uma solução, a Câmara de Joinville abordou nesta segunda-feira (06) novamente forma de evitar a “concorrência” no recolhimento de recicláveis, o que provoca falta de materiais nos galpões cadastrados pela coleta seletiva oficial. A votação de uma moção com pedido de fiscalização motivou a abordagem.

Leia também: SC tem 175 startups que oferecem soluções aplicáveis em saúde e segurança no trabalho

Ausência de ninfo

Causou surpresa nesta segunda (06) entre vereadores da base a informação de que Ninfo König, autor do convite a Luciano Hang para o empresário falar na Câmara de Joinville, não estará presente na quarta, quando o dono da Havan falará sobre a dificuldade para conseguir licenças em Joinville. Mas desde a semana passada já estava previsto que o vereador estaria em viagem.

Continua depois da publicidade

Mais transferências

Além das secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente e o Procon, o prédio a ser alugado pela Prefeitura de Joinville no América, na João Colin, vai receber também as unidades de saúde instaladas na Abdon Batista, no antigo Sadalla. Inclusive o Cerest será deslocada para o novo espaço. As mudanças começam nos próximos dias.