Se a cobertura da rede de esgoto fosse o único indicador de avaliação, Joinville teria ficado na 84ª colocação entre os 100 municípios presentes no Ranking do Saneamento 2023, divulgado nesta semana pelo Trata Brasil. No geral, levando em conta outros critérios, Joinville ficou na 74ª colocação, subindo quatro posições em relação ao ranking anterior. Há dez anos, a cidade estava na 85ª posição no estudo – com 18% de abrangência, a cobertura de esgoto estava em 91º lugar entre as 100 maiores cidades.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os dados do levantamento são sempre de dois anos anteriores e, em 2021, a rede de coleta de Joinville cobria 39,9% da cidade – o balanço da Águas de Joinville divulgado nesta semana aponta cobertura atual de 43,6%. Para 2025, a meta é alcançar 65%. A universalização, com 90% de atendimento da cidade, é para daqui a dez anos, em 2033, portanto.

O Ranking do Saneamento traz mais indicadores sobre a coleta do esgoto. No caso de Joinville, o tratamento chega a 25,77% da água produzida. Nessa avaliação, a metodologia leva em conta que nem toda a água distribuída volta a rede, mesmo onde há coleta: lavagem de veículos e calçadas, uso em jardins, entre outros, acabam indo para a rede pluvial ou se dissipando em ambiente natural.
A relação considerada adequada é de que o esgoto tratado seja equivalente a 80% da água produzida. Para Joinville elevar o índice, terá, é claro, de ampliar a rede de coleta do esgoto. No ano passado, os investimentos em rede de coleta e tratamento chegaram a R$ 80 milhões.

Projetos sobre ônibus motivam ofício do MP aos vereadores de Joinville

Continua depois da publicidade

Volta das diárias de viagem para vereadores em Joinville vira lei

Dengue representa 15% nos atendimentos em UPAs em Joinville; demanda pode aumentar

Quando voltam as obras da ponte da Aubé, em Joinville

Joinville terá semáforos inteligentes; confira locais mapeados

Investimentos da Águas de Joinville têm recuperação em 2022 e chegam a R$ 161 milhões