Leiloado à iniciativa privada neste mês, o trecho Sul da BR-101 tinha a companhia das BRs-280 e 470 no lote de concessões apresentado em 2015 pelo governo federal. Naquele ano, foram solicitados estudos de viabilidade e de modelos a serem utilizados nas rodovias. Outras estradas federais pelo país faziam parte do conjunto a ser leiloado. No caso da 280 e da 470, a iniciativa não foi em frente.

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Em 2017, surgiu a possibilidade de concessão em conjunto com estradas estaduais. Na BR-280, por exemplo, quem ganhasse a concessão levava junto a Rodovia do Arroz, em Joinville e Guaramirim e a Estrada Dona Francisca (Joinville-São Bento do Sul).

O Estado fez estudos em parceria com o governo federal e havia a esperança de que a concessão pudesse bancar os custos da duplicação das rodovias federais, ainda em ritmo lento. Mas a proposta não foi adiante e a concessão da 280 e da 470 só deve sair quando estiverem duplicadas, ainda que parcialmente. Se não for assim, o custo da tarifa ficará elevado demais.

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