A prefeitura de Joinville pretende concluir em até 30 dias a análise de estudo sobre a viabilidade da concessão da Cidadela Cultural. Se a proposta entregue pelo consórcio nesta segunda-feira for aproveitada, ainda que parcialmente, o edital para conceder o complexo deverá ser lançado no segundo semestre. A modalidade poderá ser uma parceria público-privada (PPP).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na preparação da concessão, a prefeitura optou pelo procedimento de manifestação de interesse (PMI). Pelo formato, são apresentados sobre a viabilidade de determinada concessão. No caso da Cidadela, o pacote é completo, com modelagem da operacional, econômica e jurídica e de engenharia para restauração, modernização, manutenção e gestão do complexo. Agora será a vez de a prefeitura decidir se o estudo será aceito e se de forma integral ou não.
O complexo utilizado pela cervejaria Antarctica foi comprado em 2001 pela prefeitura. Sem recursos para a reforma, o município nunca chegou a ocupar integralmente as edificações. A Cidadela chegou a abrigar unidades administrativas da prefeitura até 2019, quando houve a desocupação. Atualmente, duas entidades culturais utilizam espaço no complexo. A eventual concessão deve atender também à determinação judicial de reforma e utilização da Cidadela como equipamento cultural.
Ainda no prejuízo, ônibus continuam com subsídio em Joinville em 2023
Continua depois da publicidade
Duplicação do lote 1 da BR-280 chega a cinco anos ainda longe de ficar pronta
Proposta para área de expansão em Joinville prevê parques de drenagem
Joinville tem prazo para tomar medidas de redução de atropelamento de animais em avenida
Novo cabeamento na rua das Palmeiras quer evitar furtos de fiação
Projeto da Guarda Municipal de Joinville prevê adequação à lei federal