Mesmo com o crescimento vertiginoso da população apontado nas estimativas oficiais, a prefeitura de Araquari acredita em contar com um número ainda maior de moradores. O prefeito Clenilton Pereira cobra a realização do Censo, uma forma de atualização mais precisa dos números. “Araquari foi a que mais cresceu no Estado, isso é fato, mas os números estão abaixo do que a gente cresceu”, diz o prefeito, lamentando que o Censo ainda não tenha sido realizado. O índice de crescimento da cidade foi o mais alto de Santa Catarina entre 2020 e 2021.
Continua depois da publicidade
> Veja as 20 cidades de SC que mais cresceram no último ano
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Também presidente da Fecam, Clenilton alega ainda que outras cidades, próximas de mudar de faixa na distribuição do Fundo de Participação de Municípios (FPM), podem ser prejudicadas caso as estimativas estiverem defasadas. O repasse é calculado conforme o tamanho da população – no caso de Joinville, não há mudança no repasse porque a cidade está na faixa populacional máxima há décadas.
As estimativas atualizadas anualmente pelo IBGE são sempre baseadas nas tendências verificadas nos censos imediatamente anteriores. Portanto, os números divulgados no final de agosto foram calculados com base na apuração de 2010. O Censo 2020 foi adiado por causa da pandemia e deve ser realizado no ano que vem.
Continua depois da publicidade
A estimativa de 2021 mostrou Araquari com 40,9 mil moradores, crescimento de 65% em relação aos 24,8 mil habitantes apontados pelo Censo 2010. Nesse mesmo período, a população de Joinville cresceu 17%. Em onze anos, Araquari passou do 50º lugar entre as cidades mais populosas de Santa Catarina para a 37ª posição. Para o prefeito da cidade, o crescimento foi ainda maior. “É surreal, fora da curva, quem vier a Araquari, vê que o crescimento maior”, afirma Clenilton.
> Governo Adriano Silva prepara primeira PPP de Joinville
> Joinville prevê 17 locais para novos passeios para pedestres e ciclistas, veja lista
> Joinville tem projeto para “parques flutuantes”, com seis locais mapeados
> Antiga prefeitura de Joinville deve ficar pronta até dezembro; veja como espaço será usado