O impressionante crescimento de 134% fez Itapoá ganhar mais de 1,2 mil posições desde 2010 no ranking de população entre os municípios do País. A cidade que mais cresce em Santa Catarina passou da 2.201ª colocação para a 996º nos últimos 14 anos. A comparação é feita entre o Censo 2010 e as estimativas divulgadas na semana passada – os levantamentos são do IBGE. Itapoá deverá continuar com crescimento pelos próximos anos.

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A cidade do Litoral Norte passou de 14,7 mil para 34,5 mil moradores desde 2010. O Censo 2022 havia apontado o crescimento do município como o quinto maior proporcional do País no período. As estimativas incluíram outros indicadores e, como ocorreu em outras cidades, o crescimento verificado foi ainda maior.

No intervalo desde o Censo 2010, Itapoá passou por situações que alavancaram o crescimento populacional. Em uma delas, a cidade foi alcançada pelo fenômeno que se repete por praticamente todo o litoral de Santa Catarina, de acelerado avanço populacional – entre os municípios que mais cresceram no Estado, 19 ficam perto do mar.

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As situações específicas são referentes à instalação do Porto Itapoá e novo acesso pela BR-101. O terminal privado entrou em operação em 2011, em investimento até agora de R$ 2,5 bilhões, incluindo as expansões. A implantação do porto levou à implantação de retroárea, com mais investimentos em logística.

A pavimentação de um segundo acesso pela BR-101, em obra que ficou conhecida como contorno de Garuva, a cidade vizinha, colaborou para a logística do porto e também para o turismo em Itapoá. A construção civil avançou, com mais prédios e condomínios. Em 2015, a prefeitura teve receita de R$ 6 milhões com o ITBI, em valores atualizados pela inflação. No ano passado, foram R$ 11,7 milhões.

A expansão vai continuar. Um novo porto, da cooperativa Coamo, está em fase inicial de licenciamento. O Porto Itapoá pretende ampliar as instalações. Há uma iniciativa em andamento para aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga, que permitirá navios maiores, e consequentemente, maior competitividade dos terminais de Itapoá e São Francisco do Sul. Além do impacto portuário, a areia a ser removida na dragagem do canal será utilizada no alargamento das praias de Itapoá, reforçando a atratividade turística.

As rodovias SCs 416 e 417 estão com projetos de duplicação em andamento e deverão ser ampliadas nos próximos anos. As estradas estaduais são usadas para acesso a Itapoá e ao litoral do Paraná. A rodovia do lado paranaense, entre Garuva e Guaratuba, está com licitação lançada para duplicação. Com a melhoria na rodovia, aliada à construção da Ponte de Guaratuba, em obras, a região terá novo impulso para o turismo.

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