A prévia do ICMS em Santa Catarina para o ano vem aponta novo crescimento da fatia de retorno de Itapoá, cidade do Litoral Norte. Se os índices se confirmaram em dezembro, quando são divulgados os dados definitivos, a cidade portuária poderá ganhar mais posições no ranking do imposto e assumir a 40ª colocação – atualmente está em 43º. Se a comparação for com dez anos atrás, o salto foi espetacular. Em crescimento da população, Itapoá teve o maior índice entre 2010 e 2022, conforme os censos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em 2014, a cidade litorânea ficava com uma fatia de 0,09% da divisão (retorno) do imposto com os municípios. Era a 209ª posição. Atualmente, a parcela de Itapoá é de 0,45%, com possibilidade de novo crescimento no ano que vem, conforme a prévia divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Confira imagens de Itapoá e do Porto Itapoá

Na década passada, teve início das operações do Porto Itapoá, com ampliação de uma rede logística. Desde o início do projeto do terminal portuário privado, que completou 13 anos de operação no domingo, foram investidos R$ 2,5 bilhões. O Porto Itapoá tem previsão de investir mais R$ 2 bilhões nos próximos anos. Itapoá também teve a instalação de outras empresas, inclusive com centros de distribuição. A prefeitura destaca também o apoio da Amunec, a associação de municípios da região, como importante na busca do atendimento de demandas tributárias.

Continua depois da publicidade

O Censo 2022 colocou Itapoá na liderança em avanço populacional em Santa Catarina: desde 2010, ano do censo anterior, a população cresceu 108%, chegando a quase 31 mil moradores. Nenhuma outra cidade catarinense cresceu tanto, proporcionalmente, nesse intervalo de 12 anos. No Brasil, só quatro municípios tiveram avanço maior.

Por que Joinville ainda não conta com “trincheiras”, comuns no trânsito em Curitiba

PT mantém tradição da candidatura própria em Joinville e Carlito deve concorrer pela 8ª vez

Antiga ponte de ferrovia vai “reaparecer” com nova ligação sobre o Cachoeira, em Joinville

Busca de retomada das obras em lote da BR-280 tem trecho como prioridade

Por que porto de SC quer prorrogar concessão até 2049

Repasse para hospital em Joinville ainda provoca divergências

Joinville vai permitir até um andar em vias projetadas do Plano Viário