O município mais atingido pelas demissões durante a crise econômica é o líder na retomada no emprego em Santa Catarina. Entre 2015 e 2016, Joinville eliminou 13,3 mil vagas, reduzindo o mercado de trabalho pela primeira vez desde 2002, ano de início da série iniciada pelo hoje Ministério da Economia. A indústria, mais impactada pelos cortes, perdeu para os serviços a condição de setor com mais empregos em Joinville em 2015. A situação se alterou entre 2017 e 2018.
Continua depois da publicidade
Nesses dois anos, Joinville retomou a criação de empregos e abriu mais de 14,6 mil empregos, recuperando com folga as perdas de 2015 e de 2016. Chapecó ficou em segundo, com 3,2 mil vagas, com São José na terceira colocação (3 mil novas vagas). Joinville criou 20% das vagas surgidas em Santa Catarina nos últimos dois anos, com os serviços liderando na ampliação do mercado de trabalho – apesar da retomada, a indústria ainda não recuperar todas as vagas eliminadas na crise.
Estreia do píer
A chegada do primeiro navio de cruzeiro na temporada marcou também a inauguração da primeira etapa do novo píer do Terminal Turístico Naval de São Francisco do Sul, na sexta (25). Os passageiros do Seven Seas Explorer foram recebidos com diversas atrações.