Em mais uma medida para incentivar os idosos a permaneceram em casa neste período de isolamento, a prefeitura de Araquari está criando um serviço de atendimento especial: servidores municipais vão fazer as tarefas externas. Em exemplo citado pelo prefeito Clenilton Pereira, se o idoso precisar de alimentos ou medicamentos (ou qualquer outro produto), ele telefona ou manda mensagem pelo WhatsApp. Na etapa seguinte, o servidor vai até a casa dele, pega o dinheiro, faz a compra e a entrega, com a nota fiscal correspondente. O serviço, inédito, deve entrar em operação na próxima quarta-feira. A cidade vizinha a Joinville tem quase 40 mil moradores.

Continua depois da publicidade

​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

O atendimento abre a possibilidade de os servidores da prefeitura fazerem outros serviços para os idosos, se possível, além das compras. “Faremos o que for possível para que o idoso não precise sair de casa”, diz o prefeito. A prefeitura também pretende destacar funcionários municipais para percorrer as ruas da cidade para recomendar a permanência em casa dos moradores, como forma de prevenção ao coronavírus – a cidade não tem caso da doença.

Araquari está planejando a instalação de central de triagem para enfrentamento do coronavírus. Um local em estudo é o Instituto Federal Catarina, na BR-280. Havia plano de montagem de plano de montagem de hospital de campanha, em parceria com Balneário Barra do Sul, mas há dificuldade de conseguir recursos para bancar o investimento.

Continua depois da publicidade