Araquari pretende retomar a mobilização pela instalação do complexo intermodal, com aeroporto para movimentação de passageiros e cargas. O plano tem quase duas décadas e, em 2010, ganhou lei estadual sobre a implantação, mas o projeto não chegou a sair do papel. A prefeitura de Araquari voltará a debater o tema com o governo do Estado. “Ao poder público caberá incentivar, mas o investimento será privado”, diz o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira. Vizinha de Joinville, a cidade teve crescimento populacional de mais de 100% desde 2010, além de avanço econômico, com instalação de indústrias e empreendimentos logísticos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A lei estadual de 2010 autorizou a SC Par, a empresa de investimentos e concessões do governo de Santa Catarina, a iniciar os estudos sobre a implantação do Complexo Intermodal Catarinense. A espaço em Araquari poderia contar com acesso rodoviário, complexo industrial, terminal logístico para armazenamento de carga, terminal ferroviário com ligação aos portos da região, terminal marítimo para cargas e passageiros, Zona de Processamento de Exportação e terminal aeroviário para cargas e passageiros.

No entanto, os projetos para o complexo internacional, que também ficou conhecido como aeroporto internacional de Araquari, não foram adiante. No Plano Diretor da cidade, há uma região com zoneamento para instalação de complexos intermodais, a zona urbana de interesse aeroportuário, em legislação de 2019, com alteração no ano passado.

Como será novo prédio de luxo, no América, em Joinville

Continua depois da publicidade

Contratação de estudos ambientais para rodovia projetada de R$ 9,2 bi em SC tem nova etapa

Eleição da OAB Joinville tem primeira inscrição de chapa

Cidade de SC tem plano para instalar parque linear sobre faixa de dutos

Cidades de SC vão retomar mobilização por serviço de ferryboat em travessia

FOTOS: Construção de ponte de quase R$ 400 milhões no PR passa de 20% da execução

Alargamento de praia entra nas prioridades de cidade de SC que quase dobrou de tamanho