Joinville está preparando contraproposta para a repactuação do contrato de concessão da BR-101 Norte. As obras sugeridas na proposta inicial, apresentadas pela concessionária no início do mês, foram consideradas insuficientes por lideranças políticas e empresariais. A ideia agora é montar a lista, com mais obras, e fazer uma nova rodada de discussão, em Joinville. Ministério dos Transportes, ANTT e concessionária pretendem assinar a repactuação até o final do ano, ampliando o prazo da concessão de 2033 para 2048.

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Joinville tem o maior segmento entre as 24 cidades de Santa Catarina (BR-101) e Paraná (BRs 376 e 116) da concessão. São 38 quilômetros – apenas outra cidade, Palhoça, tem mais de 30 km na concessão, com 33 km. Nesta quarta-feira, foi feita reunião entre representantes da Acij e da Secretaria de Infraestrutura de Joinville para alinhavar os próximos passos – outras entidades empresariais, além de lideranças políticas, estão participando da discussão.

Qual as obras previstas na proposta inicial da BR-101

O plano é incluir obras que já vinham sendo discutidas anteriormente que não foram incluídas na proposta inicial da repactuação. A busca é por implantação de mais vias laterais, para permitir o trânsito local na BR-101 sem precisar acessar as pistas principais da rodovia federal. A ampliação também reduz o risco de a estrada ficar interditada por causa de acidentes. A versão final da contraproposta de Joinville vai aguardar o resultado de estudo contratado pela Fiesc para apurar quais as demandas da rodovia até a metade do século, a provável nova data de conclusão do contrato de concessão.

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