O complexo do Centreventos será o primeiro equipamento público de Joinville a ser concedido na gestão Adriano Silva, se tratando de espaços de uso público. O Instituto Festival de Dança se habilitou à gestão e agora é a fase de conferência da documentação. Se houver a homologação, a nova gestão começa no segundo semestre. O período de transição é de 30 dias. No caso dos demais equipamentos, os processos administrativos para a concessão estão em andamento, mas sem previsão de quando serão realizadas as licitações para a mudança na gestão. O outro equipamento concedido em Joinville é a Expoville, desde 2012.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Além da arena multiuso, a concessão contempla o Expocentro Edmundo Doubrawa, Teatro Juarez Machado, Centro de Convenções Alfredo Salfer. A organização social terá repasse de até R$ 230 mil mensais pela prefeitura para manutenção e terá de buscar receitas para uma série de investimentos a serem previstos em contrato. A adoção de um modelo diferente ajudou o Centreventos a tomar a frente na lista de concessões da prefeitura de Joinville.

Como está a situação dos demais equipamentos com estudos para concessão

Continua depois da publicidade

Para a concessão do Centreventos, o processo foi mais simples: a própria prefeitura de Joinville definiu o modelo de gestão e fez o chamamento para entidades interessadas em administrar o complexo, sem etapas intermediárias. No caso da Arena Joinville, Cidadela Cultural, rodoviária e Mercado Público Municipal, a concessão tem etapa preparatória, com edital para empresas apresentarem a modelagem da concessão e, uma vez escolhido o modelo, a licitação é realizada. Em nenhum dos quatro equipamentos foi concluída ainda a fase de modelagem – portanto, não há como estimar quando será realizada a concessão.

O modelo de edital de chamamento para apresentação de estudos também foi adotado em serviços, como estacionamento rotativo e sistema funerário, incluindo a gestão dos cemitérios municipais. Na saúde e educação, há interesse há planos de concessões para organizações sociais, mas a única tentativa feita até agora nos setores, para centro de educação infantil em construção no Comasa, os interessados não atenderam a todos critérios e um novo edital será lançado.

SC tem cidades diferentes na criação de empregos por setor em 2024

Qual a estimativa de custo de ponte entre duas cidades de SC, sobre o mar

Câmara de Joinville quer liberação de construções em vias projetadas pelo Plano Viário

Como são construídas as fundações da Ponte de Guaratuba

FOTOS: Quando deve ficar pronta duplicação parcial de rodovia estadual no Norte de SC

FOTOS: Como é o passeio do Trem dos Tropeiros, entre SC e PR

Entidade de Joinville é única inscrita em edital para administrar o Centreventos

Por que duplicação no Norte do SC terá de mudar o traçado