A prefeitura de Joinville lançou nesta quarta-feira edital para contratar empresa para fazer o cercamento parcial do complexo do Centreventos Cau Hansen, na área central da cidade. As grades serão instaladas nos acessos pela rua Orestes Guimarães e em entradas laterais, principalmente junto ao Expocentro Edmundo Doubrawa. Também está prevista a colocação de portões. Como a concorrência abre as propostas em novembro, as obras devem iniciar no começo de 2021. O custo está estimado em R$ 163 mil.
Continua depois da publicidade
> O que será preciso para a volta das aulas nas escolas particulares de Joinville
> Por que a frequência nas aulas presenciais não será obrigatória na rede municipal de Joinville
O perímetro do entorno do Centreventos é utilizado principalmente para estacionamento de veículos. As vagas serão mantidas, mesmo com o cercamento. A instalação das grades será para disciplinar o uso dos espaços, com maior controle. Os acessos vão continuar liberados, mas é possível que sejam adotadas restrições, principalmente à noite – as regras ainda estão em avaliação.
Em nota,o secretário de Cultura e Turismo, Raulino Esbiteskoski, garante que a população terá “total acesso” aos espaços, incluindo o estacionamento, usado também por famílias para lazer. “Incentivamos esse tipo de uso. O que será coibido é o uso do estacionamento por clientes de estabelecimentos dos arredores. É comum ocorrer eventos no Cau Hansen e no Edmundo Doubrawa e o estacionamento estar repleto de carros de pessoas que nem estão usando esses espaços, dificultando o acesso de quem deseja desfrutar das agendas culturais ou esportivas”, alega Esbiteskoski.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 1998, o complexo do Centreventos, do qual faz parte o Expocentro e o Teatro Juarez Machado, é administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Já houve discussões sobre a possibilidade de concessão à iniciativa privada dos espaços para atividades culturais e esportivas, além de feiras, sem avanços. Na atual campanha eleitoral, há candidatos defendendo parcerias privadas para a gestão do Centreventos. Em tese, haveria interesse da iniciativa privada.