A nova rodada de dados do Censo 2022 mostrou a extensão da verticalização da cidade nos últimos anos. Em comparação com o Censo 2010, o número de apartamentos mais do que dobrou, levando em conta dos imóveis ocupados. São 137,5 mil pessoas morando em apartamentos em Joinville. Ainda assim, a expressiva maioria dos moradores da cidade, mais de 72%, residem em casas. Nesta sexta-feira, o IBGE divulgou ainda outras características dos domicílios.

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

Conforme apurado no Censo 2022, são 59 mil apartamentos ocupados em Joinville, um avanço de 133% em relação ao levantamento anterior, quando eram 25,3 mil unidades. Assim, os moradores em prédios na cidade passaram de 15% para 25% da população em pouco mais de uma década. Joinville tem 222 mil domicílios ocupados, sendo 161 mil casas.

A verticalização, com maior adensamento populacional, teve participação das mudanças na legislação municipal, com liberação de mais regiões da cidade para a construção de condomínios residenciais. A valorização dos terrenos também levou à maior utilização dos espaços.

Após recorde em 2020, disputa em 2024 em Joinville tem “escassez” de candidatos

Continua depois da publicidade

Duplicações de R$ 250 milhões em Joinville ainda distantes

Joinville faz nova tentativa de aval para empréstimo de R$ 260 milhões

Travessa de Joinville poderá ganhar cobertura “conversível”

Repactuação da concessão da BR-101 pode incluir mais viadutos em Joinville

Com projeto mais “enxuto”, começam obras em estrada no Norte de SC

Prefeito de Joinville reconhece gravidade da “situação” da dengue e cita avanço nacional