Uma das maiores pesquisas realizadas em Joinville sobre moradores de rua tem previsão de conclusão até o final do ano. O andamento do Diagnóstico Social e Comportamental da População em Situação de Rua do Município de Joinville, com coleta de dados iniciado no ano passado, foi informado pela Secretaria de Assistência Social ao Ministério Público de Santa Catarina. A pesquisa está sendo realizada após decisão judicial em ação apresentada pela 12ª Promotoria de Justiça de Joinville em 2019.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O estudo vai trazer o número de pessoas em situação de rua, sejam os moradores de rua há mais de seis meses e também os itinerantes. O recenseamento foi realizado em dois períodos distintos (no verão e no inverno), de três meses cada. A pesquisa vai montar perfil das pessoas, como comportamento e hábitos, histórico familiar, perfil socioeconômico, condições de saúde, escolaridade, estratégias de sobrevivência, incluindo fontes de renda; entre outros temas.

O eventual uso da rede de atendimento, seja público ou privada, será consultado junto aos moradores de rua. As formas de alimentação e higiene fazem parte do questionário, entre outras informações. Os locais de permanência também serão mapeados. O levantamento será a diretriz para as iniciativas do poder público envolvendo as pessoas em situação de rua. O trabalho foi contratado por R$ 299 mil.

FOTOS: Construção de viaduto na duplicação da BR-280 entra em nova fase

Continua depois da publicidade

Quais obras estão em estudo para a BR-101 em Joinville; confira oito propostas

Busca pela ampliação da BR-101 em Joinville tem nova alternativa

Qual o motivo para uso dos pórticos na fiscalização do trânsito em Joinville

Proposta para ampliar parque em Joinville prevê novas passarelas

Futura concessão não deve mudar local da rodoviária de Joinville

PGR tem nova ação no Supremo contra lei de SC