Uma cidade quase 20% maior em relação ao último levantamento começa a ser percorrida pelos recenseadores do Censo 2022 a partir desta segunda-feira – a coleta de dados começa em todo o País em 1º de agosto. No último censo, realizado em 2010, o IBGE esteve em 175 mil domicílios na cidade. Agora, serão 207 mil, conforme estimativa do geoprocessamento. O levantamento será realizado até o final de outubro, com divulgação dos primeiros resultados em dezembro.

Continua depois da publicidade

> Revisão do Plano Diretor de Joinville retira prazos para aprovação de futuras leis

​​>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em 2010, foram recenseados 175 mil domicílios, sendo que 160 mil estavam habitados – em outros 12 mil, foi constatada desocupação e, nos demais, a utilização era eventual. No censo daquele ano, a grande expectativa era se Joinville já teria ultrapassado a marca dos 500 mil habitantes. Naquele momento, era recente a polêmica da “redução” da estimativa da população da cidade. Em 2006, o instituto apontava Joinville com 496 mil moradores. Em 2008, caiu para 492 mil, provocando protestos formais da prefeitura.

A revisão ocorreu porque em 2007 houve a contagem populacional nas cidades com mais de 170 mil municípios e em outras 21 cidades. Joinville ficou entre os 129 municípios que não tiveram contagem, mas ganharam novas estimativas com base em tendências demográficas das demais cidades. Antes do Censo 2010, Joinville aparecia com 497 mil moradores.

Continua depois da publicidade

O censo contou 515 mil residentes em Joinville, ultrapassando com folga, portanto, a marca de meio milhão de habitantes, e, superando a estimativa de 2009 em quase 4%. Se a proporção se repetir no Censo 2022, em exercício meramente hipotético, Joinville aparecerá com 627 mil moradores – pela estimativa do ano passado, são 605 mil. As estimativas anuais divulgadas pelo IBGE são baseadas em tendências de censos anteriores, não houve contagem de população nos últimos 12 anos.

> Ampliação da BR-101 ou nova rodovia entram nas prioridades de entidades de Joinville

> Contrato de área prevista para loja da Havan na zona Sul de Joinville é rescindido

> O que ainda falta para obras de duplicação de acesso em Joinville

> Prefeitura de Joinville estuda concessão da rodoviária

> Campeã do emprego em Joinville em 2021, indústria perde vagas no semestre

> Emprego em Joinville reage em junho; desempenho do semestre fica abaixo de 2021