A direção da CDL de Joinville incluiu a retomada da decoração natalina e o momento do emprego na cidade entre os motivos para o resultado das vendas de Natal. Em pesquisa informal com os associados, o desempenho ficou 7,5% acima do verificado no final do ano passado, em performance acima da média estadual. O presidente da CDL, José Manoel Ramos, vê o resultado como motivo para otimismo em 2022. “Esse ano vai começar bem para Joinville”, diz o dirigente lojista.

Continua depois da publicidade

> Retrospectiva 2021: relembre os fatos mais impactantes de Joinville e região

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

No ano passado, por causa da pandemia e do encerramento do contrato da iluminação pública, Joinville não teve decoração nem programação natalina. Agora em 2021, o serviço de iluminação foi contratado de forma específica. Além disso, houve atrações e apresentações em três praças da área central. A iniciativa, chamada de Natal Cultural, teve parcerias com empresas privadas, com participação da CDL.

Para o presidente da CDL, a decoração natalina motivou as visitas ao Centro e compra de presentes. “Foi resgatado o Natal de Joinville”, alegou Ramos. A criação de empregos também é citada. Até novembro, foram abertas 17,3 mil vagas na cidade, com a indústria na liderança entre os setores. “Joinville passa um bom momento no emprego, principalmente na indústria, nos serviços e o (desempenho) no comércio acaba sendo uma consequência disso”. Na avaliação da CDL, os segmentos de vestuário, brinquedos e eletrônicos tiveram os melhores resultados nas vendas.

Continua depois da publicidade

> Joinville volta a ganhar mais eleitores com 16 e 17 anos

> Investimentos de Joinville ficam abaixo da média nacional das prefeituras

> Desconto no ônibus fora do horário de pico teve estudo em Joinville, mas não está nos planos

​​> Joinville utiliza apenas parte de empréstimo de R$ 100 milhões assinado em 2014