A princípio, não deve dar em nada as reclamações dos consumidores quanto ao aumento nas contas de luz dos joinvilenses em janeiro. Isto porque, o Procon aponta que das 300 denúncias feitas no órgão contra uma possível cobrança irregular da Celesc, apenas duas apresentaram irregularidade na cobrança. O restante das altas é relacionado ao próprio aumento do consumo nas unidades consumidoras. Em todo o Estado foram duas mil reclamações registradas pelos órgãos competentes sobre valores abusivos.

Continua depois da publicidade

Com esses números, a frequência de irregularidades comprovadas no município é menor que 1%, o que está dentro da média regular da Celesc. Nos casos em que os valores das faturas de um mês para o outro eram mais discrepantes, o Procon verificou a situação ‘in loco’. Porém, conforme o gerente da entidade, Kleber Degracia, não foram constatadas irregularidades na medição. “Com as altas temperaturas de janeiro, aliada ao uso de aparelhos de ventilação, ficou comprovado que o vilão (das contas) é o ar-condicionado”, disse.

Inquerito

A questão segue sendo acompanhada pelo Ministério Público de Santa Catarina, na 29ª Promotoria de Justiça de Florianópolis. Em reunião com o órgão no dia 7 de fevereiro a Celesc se comprometeu a inspecionar 1,2 mil unidades consumidoras no Estado no prazo de dois meses. Se cumprido o acordo, até abril haverá a correção dos valores nos casos em que for confirmada a irregularidade. Nos demais, dentro desse período, o corte de energia elétrica dos consumidores que forem vistoriados estará suspenso.
 

Habitação

O vice-presidente do Sinduscon de Joinville, Marco Antonio Corsini, participou de reunião na última semana com o Ministro da Economia Paulo Guedes, em conjunto com representantes da Associação Catarinense de Construtores e Afins (Acca), sediada em Joinville, da Federação Nacional do Pequenos Construtores (Fenapc), e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na pauta, as lideranças do setor de habitação trataram da falta de recursos para financiamentos na Caixa Econômica Federal (CEF). Giovanio Gonçalves, da Acca e vice-diretor financeiro da Fenapc, destaca que houve o compromisso do Ministro em liberar em torno de R$ 900 milhões para destravar os financiamentos que a CEF não está conseguindo bancar. Sob capitania da CBIC, nos próximos dias deve ser levado ao Ministro um conjunto de propostas que possam se tornar uma diretriz para o setor, “que exija menos do caixa do Tesouro Nacional e esteja mais alinhado ao livre mercado”.
 

Expansão

A Unimed Joinville inaugura dia 13 sua segunda unidade Personal, em Araquari, voltada à saúde primária. O serviço terá um médico de família e outros cinco profissionais. Em abril será inaugurada a terceira unidade, no Perini Business Park.
 

Continua depois da publicidade

Viagem

Uma delegação formada por 11 estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, viajou ontem para Fort Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A viagem foi motivada pela competição SAE Aero Design East, de 8 a 10 de março, na qual a equipe Albatroz disputa a etapa mundial. O grupo competirá na classe micro contra 24 equipes de diferentes países depois de vencer o concurso nacional, no ano passado em São José dos Campos (SP). A competição consiste no objetivo de projetar e construir aeronaves radiocontroladas em escala reduzida.

 

Educação

O Projeto de Extensão Interagir está com inscrições abertas para turmas gratuitas de inglês do Linguesc – Centro de Idiomas da Udesc de Joinville. Ao todo, a comunidade joinvilense (sem restrição de idade) poderá disputar um total de 102 vagas. No primeiro semestre serão ofertadas aulas de inglês em oito turmas: três de nível básico, três de intermediário e duas de conversação. As aulas serão semanais e vão do dia 10 de março a 23 de junho. A ação tem como objetivo a complementação do aprendizado do idioma e os interessados podem se inscrever via formulário disponível no site www.udesc.br/cct.

Folia do Bem

Em tempos de Carnaval, alunos do Ensino Médio Inovador da EEB Jandira D’ávila, no bairro Aventureiro, em Joinville, desenvolveram um projeto de ‘folia do bem’. Na última semana eles foram às ruas do município com o objetivo de incentivar valores como responsabilidade, tolerância e respeito na festa, por meio de um abraço. A mobilização também aconteceu em sala de aula com a produção de panfletos e de uma paródia das marchinhas de Carnaval, chamada ‘Me dá um abraço aí’.