Uma força-tarefa está vistoriando imóveis abandonados em Joinville, principalmente após denúncias. O programa Ação Integrada tem ações de segurança e de vigilância sanitária. Uma das iniciativas é a notificação dos donos para tomem providências nas edificações.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Além de diferentes secretarias municipais (Assistência Social, Infraestrutura, Saúde, Proteção Civil, Cultura e Meio Ambiente), o grupo tem a participação da PM e bombeiros voluntários. O trabalho começou há meses. Pelo mapeamento da Secretaria de Proteção Civil, são pelo menos 20 imóveis abandonados na área central, sendo cinco invadidos de forma recorrente.
Na abordagem das equipes, em caso de presença de ocupantes de forma irregular, é definido qual o modelo de atenção a ser prestado pela Assistência Social ou outra área da prefeitura. Também é oferecido atendimento em caso de constatação de uso de drogas ou álcool. Há ainda o enfrentamento do tráfico. As ações da força-tarefa incluem a fechamento da edificação, com notificação do dono – há casos nos quais não há localização do proprietário.
Há também remoção dos resíduos e limpeza do local. O enfrentamento da dengue está na lista. Em reunião na Câmara de Vereadores, a Assistência Social citou que há limites à atuação do grupo, afinal, a maioria dos imóveis são privados. A secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, fez apelo na Câmara de Vereadores para que os proprietários providenciem a utilização dos imóveis ou, então, façam a manutenção. “O que não dá é para deixar esses espaços ociosos”, afirmou a secretária.
Continua depois da publicidade
> Concessão de casa enxaimel em Joinville não atrai interessados
> Projetos de duas duplicações em Joinville ficam prontos em dezembro
> Quantos cães e gatos têm em Joinville; prefeitura tem estimativa
> Votação de Bolsonaro em Joinville foi a maior entre cidades de maior porte
> Como foi a votação de Bolsonaro e de Lula nas regiões eleitorais de Joinville