Relacionado ao envelhecimento, o câncer vem avançando em Joinville em números absolutos e proporcionais. Em uma comparação com duas décadas atrás, o número de vítimas anuais passou de 321 para 706 entre 1998 e o ano passado. No conjunto da mortalidade, os tumores passaram a responder por uma fatia de 22,8% das mortes ocorridas em Joinville.
Continua depois da publicidade
Há 20 anos, a parcela das mortes provocadas pela doença era de 16,3% na cidade, conforme as estatísticas da Secretaria de Estado de Saúde. Mesmo há dez anos, o câncer respondia por 18% da mortalidade. Nesse período, as doenças do aparelho circulatório (infartos, AVCs, insuficiência cardíaca etc.) mantiveram a liderança entre as causas de mortalidade.
No ano passado, conforme dados da própria Secretaria de Saúde de Joinville, 68% dos pacientes com câncer conseguiram iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, prazo determinado em portaria local da década passada e em lei federal de 2012.
A meta proposta era de dar largada ao tratamento em dois meses de 100% dos pacientes. A compra de serviços na iniciativa privada, em processo de licitação, é a estratégia para enfrentar a maior demanda.
Continua depois da publicidade