A criação da rota turística do Caminho do Peabiru é apontada como mais um reforço à preservação das trilhas em Santa Catarina. A lei foi promulgada na semana passada pelo governador Jorginho Mello. A maioria dos 14 municípios da rota está na região Norte, como Joinville, São Francisco do Sul, Garuva, Itapoá, Araquari, Balneário Barra do Sul e Barra Velha, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A nova lei teve origem em projeto apresentado por Fernando Krelling (MDB), com sugestão do vereador Henrique Deckmann (MDB), de Joinville. Henrique cita que há uma série de iniciativas para a valorização do Caminho do Peabiru, parte delas iniciadas há mais tempo. Para ele, a lei da rota turística deverá atrair mais atenção para a preservação. Os caminhos utilizados por indígenas – e depois, exploradores – têm 3 mil quilômetros no continente, com ramais em Santa Catarina.

No início do mês, foi feita uma etapa de sinalização da trilha, em segmento de 3 km nos Campos do Quiriri, incluindo o Monte Crista. A iniciativa teve apoio da Rede Brasileira de Trilhas. A meta neste ano é concluir a instalação de sinais de identificação do caminho em Santa Catarina, em traçado de 22 km de extensão. As próximas etapas de incentivo ao Caminho do Peabiru será o incentivo aos empreendimentos turísticos e de gastronomia, entre outros.

Com a lei de rota turística, o Caminho do Peabiru terá presença na divulgação do turismo pelo Estado. A legislação também abre caminho para parceria com entidades e empresas privadas para projetos e ações na rota.

Continua depois da publicidade

Udesc tem proposta para nova área em Joinville; planetário está previsto

Qual a estimativa sobre a migração em Joinville na última década

Empresário de Joinville é confirmado para a presidência do Badesc

Rua em Joinville tem novo reparo e recebe placas

Imóveis do Estado sem uso serão mapeados em Joinville

Lei do subsídio aos ônibus vai mudar em Joinville