Pela segunda vez na atual legislatura, a Câmara de Joinville recebe proposta para liberar o trânsito em corredores de ônibus para motos. Desta vez, o projeto é de Ascendino Batista (PSD). O autor defende a alteração como forma de dar mais fluidez ao tráfego de veículos. O tema também foi discutido na legislatura anterior, sem aprovação por causa da resistência dos órgãos municipais de planejamento e de trânsito.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto apresentado no ano passado por Mauricinho Soares (MDB) não teve movimentação ainda. A proposta do vereador Ascendino libera o tráfego de motos e motonetas nas faixas exclusivas do transporte coletivo, deixando a regulamentação para a prefeitura. O parlamentar lembra que as vias já têm utilização por outros veículos, como táxis, ambulâncias, guinchos e carros-forte, além do uso em conversões.

O vereador cita ainda que a quantidade de motos em circulação não varia durante o dia por causa da natureza da atividade, diferentemente dos demais veículos, concentrados em horários de pico. Para Ascendino, o trânsito das motos não atrapalhará a fluidez dos ônibus nos corredores. Joinville tem hoje 31 km de vias exclusivas para o transporte coletivo. A cidade conta com 77 mil motos e motonetas em circulação.

Comissão especial de saúde de Joinville fará visitas surpresa e terá canal pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

Terceirização da merenda escolar em Joinville enfrenta ação; Justiça indefere

População da região rural de Joinville aumenta 28% desde 2010, acima da média da cidade

Futuro empréstimo de Joinville terá fatia inédita para desapropriações

Acordo na Câmara de Joinville troca pedido de CPI por instalação de comissão especial

Joinville busca mais um empréstimo de R$ 200 milhões