A Câmara de Joinville está perto de aprovar a proibição de trânsito noturno de veículos com cargas perigosas no trecho da SC-418 na Serra Dona Francisca. A votação seria realizada na quarta, mas ficou para a próxima segunda por causa do horário de encerramento da sessão. O projeto de Fabio Dalonso (PSD) tem como meta tentar reduzir as possibilidades de acidentes, e, consequentemente, de vazamentos de produtos que possam contaminar o rio Cubatão, fonte de 70% da água consumida em Joinville. A estação de tratamento fica em Pirabeiraba, com acesso pela SC-418.
Continua depois da publicidade
A proposta proíbe a travessia das cargas perigosas entre 18h e 7h. “Mas em caso de necessidade, bastará ao transportador fazer o comunicado antes para que o veículo tenha escolta”, diz Dalonso. O alerta terá de ser feito com 48 horas de antecedência. O trecho da proibição na rodovia estadual fica entre a BR-101 e o limite de Joinville com Campo Alegre. A definição de quais são as cargas perigosas será baseada em resolução do Conselho Nacional do Trânsito e em eventuais listas a ser elaboradas pelo Instituto do Meio Ambiente ou Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville.
O vereador considera que acidentes à noite apresentam maiores dificuldades para operações de contenção e, em caso de contaminação do rio, a estação de tratamento pode ficar paralisada por até seis meses. Dalonso tem também outro projeto sobre o tema, com previsão de cobrança de taxa ambiental para quem quiser transportar cargas perigosas à noite. Mas, nesse caso, a tramitação está na fase inicial.
Continua depois da publicidade