Neste final de legislatura, a Câmara de Joinville está perto de votar a proposta de fim do pagamento de diárias de viagem para vereadores. O projeto foi aprovado na Comissão de Finanças e agora só falta a análise em plenário, o que pode ocorrer na próxima semana. Dos 19 vereadores de Joinville, 15 tentaram a reeleição, com quatro deles conseguindo o novo mandato.

Continua depois da publicidade

> Conheça os 19 vereadores eleitos em Joinville nas Eleições 2020

> Darci de Matos lidera na zona Sul e Adriano Silva tem vantagem na região central de Joinville; veja no mapa

O projeto foi apresentado pelo vereador Wilson Paraíba (Pros) em outubro do ano passado. A proposta acaba o pagamento das diárias para vereadores, mantendo apenas para funcionários do Legislativo. “A administração pública deve zelar pela boa gestão dos recursos, principalmente em tempos difíceis, como estes pelos quais estamos atravessando. A população carece de muitos serviços, nas mais diversas áreas e, não é de bom tom que, os legisladores gastem recursos públicos com viagens”, escreveu o vereador na justificativa. Wilson Paraíba não se reelegeu.

A diária dos vereadores para viagens fora do Estado é de 2,8 UPMs, equivalente a R$ 850. Para viagens dentro de Santa Catarina e para Curitiba e região metropolitana, o valor é de 2,1 UPMs (R$ 638). Em 2016, último ano da legislatura, as diárias foram cortadas em 30%.

Continua depois da publicidade