A Câmara de Joinville decide nesta quarta-feira se retoma as sessões presenciais. Se a resolução da retomada for votada a aprovada (o que provavelmente vai ocorrer) na sessão de hoje, as reuniões de comissões e as sessões voltam a ser realizadas no prédio do Legislativo já a partir da próxima semana. Os encontros virtuais na Câmara de Joinville, por meio de videoconferência, estão sendo realizados desde o final de março.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020 em Joinville: ampliação da duplicação da Santos Dumont entra nas propostas
> Novo decreto de Joinville amplia horários de bares e restaurantes e libera acesso ao mirante
A partir de julho, começou a pressão de parte dos vereadores pela volta das reuniões presenciais. Um dos principais motivos alegados foi a falta de público nas audiências públicas e reunião de comissões, o que limitava a participação popular debates – as manifestações externas eram permitidas apenas por meio da internet. Naquele momento, a presidência do Legislativo alegou que a volta não era possível devido ao agravamento da pandemia e ao fato de onze dos 19 vereadores fazerem parte de grupos de risco para coronavírus.
A pressão pela retomada se intensificou nas últimas semanas e nesta quarta-feira será votada a resolução de retorno dos encontros presenciais dos vereadores. O protocolo a ser adotado prevê no máximo dois assessores de cada vez nos gabinetes, limitação nos atendimentos ao público, entre outras medidas.
Continua depois da publicidade