Depois de discussão durante três sessões, a Câmara de Joinville arquivou o projeto para permitir a posse temporária de vereadores na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa sem a necessidade de renunciar ao cargo no Legislativo municipal. Os líderes do PSB, Ninfo König, e do PSDB, Odir Nunes, usaram o disposto da obstrução, o que impediu os cinco vereadores das duas bancadas de votar. Como outros três vereadores votaram contra, a emenda não teve os 13 votos necessários para ser aprovada.
Continua depois da publicidade
Jaime leva o troco
O vereador Jaime Evaristo (PSC) foi o mais engajado na tentativa de aprovar a emenda, afinal, é o primeiro suplente de sua aliança na Câmara dos Deputados e tem boas chances de assumir. Mas foi por ele ter voltado à base governista que os vereadores de oposição – que co-assinaram o projeto apresentado no ano passado – reviram sua posição .Sem a mudança na lei orgânica, Jaime – ou outro vereador – terá de recorrer à Justiça se quiser assumir outro cargo sem renunciar.
Não teve nada
No momento mais quente da discussão desta quarta-feira (17) sobre a emenda dos suplentes, Jaime Evaristo (PSC) subiu no plenário e disse que mais tarde contaria algo sobre alguém, inclusive daria o nome. Odir Nunes (PSDB) interpretou como “ameaça” aos vereadores e esbravejou contra Jaime. Na tréplica, o vereador do PSC negou se referir a Odir, mas também elevou o tom. No final das contas, ficou por isso mesmo, ninguém contou história alguma.
Margens das rodovias
O Ministério Público Federal está coletando informações junto ao DNIT sobre as faixas de domínios das rodovias federais na região de Joinville. Um das perguntas é sobre eventuais ocupações, se há pedido de reintegração de posse ou cobrança pelo uso dos espaços eventualmente utilizados.
Renovação do MDB
Depois da participação na reunião mensal do conselho mantido pela Prefeitura de Jaraguá, Udo Döhler e Antídio Lunelli voltaram a conversar sobre o futuro do MDB em Santa Catarina. Mais uma vez, os dois prefeitos defendem a renovação no comando partidário estadual, possibilidade aparentemente cada vez mais distante.
Continua depois da publicidade
Previdência
Darci de Matos foi convidado pela liderança do PSD na Câmara dos Deputados e será um integrantes da comissão especial a ser formada para discutir a reforma da Previdência.
Tem de pagar
A Câmara de Joinville rejeitou nesta quarta-feira (17) o projeto de Jaime Evaristo de instituição do passe livre no transporte coletivo em Joinville em dias de eleição e plebiscito. A proposta levaria à perda de receita do sistema sem compensação definida.