Além da proposta da redução de salários dos vereadores para a próxima legislatura, a partir de 2021, a Câmara de Joinville tem agora projeto para cortar os subsídios em 30% já agora. A sugestão partiu do vereador Jaime Evaristo (PSC). A redução salarial seria temporária, com duração no período de duração da pandemia. A aprovação dos projetos é improvável: esse tipo de iniciativa geralmente só é aprovada quando assinada por um grupo de vereadores e não de forma isolada – o fim do recesso começou com Natanael Jordão (PSC), mas ganhou adesão de colegas.

Continua depois da publicidade

A proposta da redução de 30% a partir de 2021 foi apresentada por Odir Nunes (PSDB) neste mês. O projeto de Jaime teve protocolo nesta semana. Se aprovados, os projetos reduzem os salários de R$ 12,9 mil para R$ 8,6 mil neste momento. A economia é para a ser utilizada em ações contra o coronavírus.

“É muito fácil jogar para a própria legislatura a redução dos subsídios, é uma forma de fugir do sacrifício, pois não sabemos se estaremos aqui no ano que vem, mas estaremos jogando para os eleitos a responsabilidade que é nossa”, alegou Jaime, em evidente alfinetada no projeto do colega Odir.

Há legislativos em Santa Catarina com adoção da redução temporária de salários, como Florianópolis, Blumenau e São José, por exemplo. A Câmara de Joinville alega estar tomando medidas de economia, além de ter antecipado a devolução à Prefeitura das sobras do orçamento.

Continua depois da publicidade