Portaria com previsão de publicação nesta semana vai reforçar a fiscalização e regras de utilização das trilhas em Joinville, principalmente no Castelo dos Bugres, Morro Pelado, Pico Jurapê e Morro da Tromba. A procura pelas caminhadas nas áreas cresceu de forma expressiva durante a pandemia. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente poderá determinar o fechamento “preventivo”, em momentos de maior risco (como em períodos de seca, por exemplo) em uma forma de proteção das trilhas em áreas de preservação ambiental.
Continua depois da publicidade
As trilhas já contam com fiscalização, a portaria pretende é deixar as normas mais específicas, com previsão inclusive do que pode ou não ser levado durante os trajetos. Nos últimos meses, houve intervenções de fiscais por causa de aglomerações. A secretaria pretende levar as informações aos donos das terras e também a grupos organizados que utilizam as trilhas – que tiveram participação na discussão.
Um dos objetivos também é reduzir os riscos de incêndios – no período de seca, nos últimos meses, foram vários registros. A maior proteção das trilhas é uma das ações das mudanças na fiscalização na Área de Preservação Ambiental (APA) Dona Francisca. Há medidas sendo realizadas em outras frentes.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020 em Joinville: candidatos preparam estratégia sobre Bolsonaro