Portaria com previsão de publicação nesta semana vai reforçar a fiscalização e regras de utilização das trilhas em Joinville, principalmente no Castelo dos Bugres, Morro Pelado, Pico Jurapê e Morro da Tromba. A procura pelas caminhadas nas áreas cresceu de forma expressiva durante a pandemia. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente poderá determinar o fechamento “preventivo”, em momentos de maior risco (como em períodos de seca, por exemplo) em uma forma de proteção das trilhas em áreas de preservação ambiental.

Continua depois da publicidade

> Após dez meses de trecho interditado, Via Gastronômica de Joinville deverá ter liberação nesta semana

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

As trilhas já contam com fiscalização, a portaria pretende é deixar as normas mais específicas, com previsão inclusive do que pode ou não ser levado durante os trajetos. Nos últimos meses, houve intervenções de fiscais por causa de aglomerações. A secretaria pretende levar as informações aos donos das terras e também a grupos organizados que utilizam as trilhas – que tiveram participação na discussão.

Um dos objetivos também é reduzir os riscos de incêndios – no período de seca, nos últimos meses, foram vários registros. A maior proteção das trilhas é uma das ações das mudanças na fiscalização na Área de Preservação Ambiental (APA) Dona Francisca. Há medidas sendo realizadas em outras frentes.

Continua depois da publicidade

> Eleições 2020 em Joinville: candidatos preparam estratégia sobre Bolsonaro