Joinville poderá credenciar leitos de UTI em outras cidades para atendimento de pacientes com coronavírus. Uma das possibilidades é a contratação de vagas em Jaraguá do Sul. A cidade do Vale do Itapocu tem quatro pessoas internadas com covid-19, sendo duas em leitos de UTI (equivalente a 70% da ocupação oferecida até agora).
Continua depois da publicidade
> Joinville passa Chapecó e é a cidade com mais casos de coronavírus em Santa Catarina
A hipótese de credenciamento de leitos em outros municípios passou a ser levada em conta porque há possibilidade de nem todas as 30 vagas buscadas por meio de edital lançado na semana venham ser oferecidas pela rede privada de Joinville. Estão sendo ofertados R$ 1,5 mil por leito, com mais diária de R$ 1,6 mil.
Joinville tem hoje 91 leitos de UTI para atendimento de covid-19. Nesta terça-feira, o Hospital Regional reabriu sete dos dez leitos desativados momentaneamente na última segunda. A redução no hospital estadual ocorreu porque causa de ajustes na escala de servidores, segundo a prefeitura de Joinville.
Como há 67 pessoas internadas na UTI, o índice de ocupação das vagas em Joinville está em 74%. A partir de 80%, caso esse patamar se mantenha, a matriz de avaliação de riscos da pandemia recomenda a adoção de medidas mais restritivas de enfrentamento do coronavírus.
Continua depois da publicidade