Um dos principais temas da campanha eleitoral de Joinville, a desburocratização na prefeitura, foi tratado pelo prefeito Adriano Silva nesta quinta, com queixas e atualização sobre as providências em andamento. “Burocracia demora muito para desmontar, você tem que realmente desmontar, não é uma lei só que você faz e resolve”, alegou o prefeito de Joinville, citando que o problema é nacional. A abordagem foi feita durante a live semanal, em conjunto com a vice-prefeita Rejane Gambin.
Continua depois da publicidade
> Ranking mostra posição das indústrias de Joinville em número de trabalhadores
> Indústria mantém liderança na criação de empregos em Joinville em 2021
> Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp
Há duas semanas, entidades ligadas à construção civil apresentaram uma série de sugestões para agilizar a análise das diferentes modalidades de licenças concedidas pelo município. O movimento de cobrança ocorre há anos. Na live, Adriano alegou que estão sendo revistos decretos e instruções normativas. O Código de Obras (lei que completa 57 anos na próxima semana) será alterado e há previsão de envio de projetos de lei à Câmara, referentes à “liberdade econômica” e “defesa do empreendedorismo”.
Continua depois da publicidade
O prefeito Adriano acredita que as providências para a desburocratizar a análise de documentos começam a ter efeitos dentro da meta estipulada no início do mandato (180 dias). Portanto, a partir do início do segundo semestre. No começo do governo, foi reativado o Comitê da Desburocratização, formado para apresentar sugestões de medidas de simplificação.