Em obras desde o final de 2014, a duplicação da BR-280 ainda não chegou a 40% de execução no lote mais avançado. Conforme planilha a ser enviada pelo Dnit à Fiesc, o trecho da rodovia entre a BR-101 e Guaramirim teve 38,89% das obras concluídas, com pagamento de R$ 67,6 milhões até agora.
Continua depois da publicidade
No lote de Jaraguá do Sul, o 2.2, o percentual é de 37,03%, com investimentos de R$ 256 milhões até agora. Com obras iniciadas no ano passado, o lote 1, entre São Francisco do Sul e Araquari, só fez 1,67% do previsto. O prazo inicial para a conclusão das obras era entre três e quatro anos.
Para 2019, o orçamento disponível é de R$ 89 milhões. Em 2020, planilhas iniciais do Dnit apontam montante de R$ 100 milhões, valor que poderá ser ampliado por meio de emendas de senadores e deputados. Só em desapropriações, a duplicação da BR-280 precisa de mais R$ 180 milhões, sendo R$ 160 milhões somente para o lote entre Araquari e São Francisco do Sul. Há necessidade também de R$ 60 milhões parao plano indígena, com atendimento de demandas das comunidades – esse valor deverá ser reduzido.
Veja também: Onde vão ficar os radares previstos para a BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul
Continua depois da publicidade